Porque e como a sua empresa deve economizar água

Diminuir gastos e ajudar o meio ambiente. Boas práticas que vão injetar sustentabilidade na sua empresa

A cada ano, a questão da conscientização sobre o esgotamento dos recursos naturais do planeta volta à ordem do dia e, ainda assim, é preciso reforçar o tema, diante de alguns excessos no desperdício. Economizar água também entra nessa questão.

No dia a dia de uma empresa, a economia dos recursos hídricos deve estar sempre em pauta e, nesse caso, apontando para dois pontos interessantes ao empreendedor – além de contribuir com o futuro do planeta e o bem estar das novas gerações, essas medidas ainda proporcionam economia nos gastos.

Pensando nesse tema, selecionamos algumas sugestões que podem ser aplicadas ainda hoje no seu ambiente de trabalho e que, certamente, renderão bons frutos à sua equipe e às suas finanças.

veja sobre 5 doenças relacionadas ao trabalho e como evitá-las na sua empresa

Conscientize seus funcionários

O exercício de economizar água deve partir de todas as instâncias em uma empresa. Os proprietários e sócios devem dar exemplo. Os funcionários da casa também, além de eventuais contratados, mesmo que temporários ou terceirizados, devem ser incentivados a fazer economia, isso interfere diretamente na saúde e qualidade do trabalho.

É justamente esse incentivo que precisa ser exercitado. Campanhas frequentes podem estampar os murais e paredes do empreendimento.

Encontros mensais podem ser organizados para dividir boas práticas e, quem sabe, bons resultados, como o valor economizado, por exemplo. É possível até pensar em um material impresso e digital para orientar o passo a passo da preservação do líquido precioso.

Reutilizar e manter

Alternativa que costuma ser relacionada como excelente opção na economia de água, o programa de reúso da água para fins como, por exemplo, limpeza é sempre comemorado.

Para colocar esse plano em prática é necessária a instalação de uma estrutura que vá providenciar esse reaproveitamento. Analise a natureza do seu empreendimento e pondere a possibilidade de fazer esse investimento – a médio e longo prazo, os resultados podem te surpreender.

É muito comum que o prédio onde está instalada a empresa seja uma construção antiga ou que não passe, já há algum tempo, por algum tipo de manutenção hidráulica. Nesses casos, é sempre válido providenciar uma vistoria para buscar possíveis vazamentos em canos. De gota em gota, os danos ao meio ambiente e, também, ao seu bolso podem ser enormes.

Aproveite a chuva

Com criatividade e engenharia, a instalação de estruturas de captação da água da chuva também pode constituir uma importante alternativa para economizar água.

Avalie seu espaço físico e busque soluções parecidas. A água da chuva é reaproveitada para outros fins e os investimentos para esse tipo de iniciativa são considerados baixos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe na sua rede social, encaminhe o link para um amigo ou colega de profissão.

Não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhum post saiba mais sobre a segurança no trabalho! Estamos no Instagram e no Facebook.

 

Escreva um comentário