Por que os treinamentos de Saúde e Segurança do Trabalho são tão importantes?

É muito importante as empresas investirem em ações para promoção da saúde e segurança dos trabalhadores. Uma pesquisa do Serviço Social da Indústria (SESI) mostrou que 48% das companhias entrevistadas consideram que aumentar a segurança do ambiente de trabalho é fator determinante para reduzir faltas. Além disso, 34,8% disseram que essas ações reduzem custos e 43,6% avaliam que esses programas aumentam a produtividade no chão de fábrica.

A forma mais eficiente de se fazer isso é com treinamentos. Eles são uma forma de disseminar a cultura da empresa para todos os funcionários, além de estimular a troca de experiência entre os empregados. Podem ser realizados de forma teórica ou prática, mas têm um único objetivo: capacitar as pessoas para o correto exercício de sua função.

Por que realizar os treinamentos?

Além da obrigação legal, os treinamentos contribuem com a manutenção da integridade física do trabalhador, proporcionando um maior bem-estar para todos. A empresa também tem seus benefícios, pois evita acidentes, aumenta a produtividade e evita perdas de patrimônio. Veja quais são as principais vantagens em se realizar treinamentos na área de SST:

  • Previne a ocorrência de acidentes, criando uma cultura empresarial voltada para a segurança.
  • Evita o afastamento dos trabalhadores, o que gera uma diminuição dos gastos da empresa.
  • Melhora o bem-estar e, consequentemente, a produtividade dos empregados.
  • Estimula o engajamento dos funcionários em políticas de melhoria contínua.
  • Capacita a equipe para adoção de medidas rápidas no caso de um acidente.

**Lembre-se: a não realização dos treinamentos pode gerar autuações pela equipe de fiscalização trabalhista do Governo – com perda financeira, oneração do custo e abalo da imagem institucional. Além disso, coloca vidas em risco e desmobiliza a equipe. Por isso é tão necessário.

Agora que já sabemos a importância dos treinamentos de SSP, baixo está a lista de todas as NRs que necessitam atenção e quais funcionários devem participar dos treinamentos em cada uma delas:

• NR-5: CIPA (Comissão Interna de Prevenção de acidentes)
Todos os membros eleitos das empresas que são obrigadas a constituir CIPA (ver Quadro I, em anexo na norma) e a pessoa que foi designada em todas as demais empresas.

• NR-6:  EPI (Equipamento de Proteção Individual)
Todos os trabalhadores que utilizam EPIs em suas rotinas de trabalho.

• NR-9:  PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
Todos os trabalhadores devem ser treinados sobre os procedimentos que asseguram a eficiência do PPRA e devem possuir informações sobre as eventuais limitações de proteção.

 NR-10:  Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
Trabalhadores que lidam direta ou indiretamente com rede elétrica de baixa ou alta tensão.

• NR-11: Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
Operadores de equipamentos de transporte com força motriz própria.

• NR-12: Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos
Todos os operadores de máquinas e equipamentos, com foco na utilização segura de cada um dos meios usados.

• NR-13:  Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulação
Empresas que possuem qualquer um desses equipamentos deve promover treinamento a todos os operadores para habilitá-los e garantir uma operação segura.

• NR-15:  Atividades e Operações Insalubres
Trabalhadores que lidam com manganês e seus compostos, poeiras minerais (como o asbesto) e benzeno devem receber treinamento.

• NR-35: Trabalho em altura
Trabalhadores que precisam realizar qualquer atividade em altura precisam ser capacitados.

Empresas desses setores devem realizar treinamentos específicos sobre a área para todos os seus funcionários, capacitando-os para atuar de forma segura em todos os possíveis cenários.

Se você gostou desse conteúdo, não se esqueça de seguir a gente nas redes sociais para não perder nenhum post e intensificar ainda mais o seu conhecimento sobre a segurança no trabalho! Estamos no Facebook

Fonte: ocupacional.com.br

Related Posts

Escreva um comentário