Dia mundial da saúde: Confira dicas para adicionar na rotina

Preocupar-se com a saúde nunca esteve tão na moda. É cada vez mais comum encontramos amigos, familiares e colegas buscando mudar seus hábitos de vida para poder viver com mais qualidade e sem grandes preocupações.

Mesmo com toda a informação que recebemos para ter mais atenção e cuidado com a nossa saúde, muitas pessoas ainda afirmam ter dificuldade de adicionar em sua rotina alguns hábitos para melhorar a qualidade de vida.

Com o intuito de celebrar o Dia Mundial da Saúde e lhe ajudar a mudar seus hábitos, separamos algumas dicas simples para você aplicar no dia a dia e viver melhor!

Hidrate-se regularmente

Você tem o hábito de beber água ao longo do dia? Poucas são as pessoas que conseguem responder essa pergunta sem hesitar. O consumo do volume ideal de água, especialmente na população mais jovem, é uma das metas consideradas mais difíceis de atingir quem precisa melhorar sua qualidade de vida.

De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, publicado em 2014, é recomendada a ingestão de até 2L de água por dia para adultos saudáveis (o equivalente a oito copos de 200mL cada).

O problema de não valorizar a ingestão correta de água por dia é que o funcionamento do seu corpo pode sofrer com isso – assim como sua saúde. Um dos motivos mais comuns pelo qual as pessoas deixam de consumir água é por afirmar não gostar do sabor dessa bebida.  Entretanto, existem maneiras simples de deixar seu consumo de água mais gostoso e eficiente.

Melhore sua relação com a alimentação

Quando o assunto é alimentação, engana-se quem pensa que é preciso viver em dieta para poder ter mais saúde e qualidade de vida. O que tornou o nosso hábito alimentar um dos vilões da vida saudável, foram exatamente as mudanças que o estilo de vida moderno impôs nas nossas rotinas.

Temos pouco tempo para escolher nossas refeições, prepará-las e comer bem.

Por isso, mais do que reaprender a escolher os melhores alimentos para a nossa saúde, precisamos rever a nossa relação com a alimentação, tornando os hábitos tradicionais de escolher e preparar nossas refeições, parte da nossa rotina. Da mesma maneira que você tira um tempo do seu dia para estudar, trabalhar e até mesmo se divertir, que tal começar a separar um período do dia para se dedicar às suas refeições? A sua saúde agradece!

Um bom começo para mudar a maneira como você se alimenta é priorizar o consumo de alimentos orgânicos, que são mais naturais e ainda fazem bem para o planeta! ?

Mexa-se sempre

Você provavelmente já ouviu falar que a prática de atividades físicas é indispensável para quem quer aumentar a qualidade de vida, certo? Mas muito mais do que escolher o exercício certo para a sua rotina, melhorar a qualidade de vida é tornar a sua vida realmente mais ativa, mexendo-se regularmente.

Por isso, que tal criar o hábito de trocar os elevadores pelas escadas no trabalho ou ao chegar em casa? E optar por usar o transporte público ao invés de passar horas sentadas no carro? Passar alguns períodos do dia em pé também pode ajudar a melhorar sua saúde, visto que a medicina já provou que pessoas que trabalham sentadas tem menor expectativa de vida.

Pequenas mudanças como essas, atreladas a uma prática regular de exercícios físicos, podem lhe ajudar a aumentar a sensação de saúde e bem estar.

Abandone hábitos prejudiciais para sua saúde

Boa parte das doenças crônicas não transmissíveis que prejudicam a nossa saúde, (como as doenças cardiovasculares, a diabetes ) tem como  principais fatores de desenvolvimento a influência de nossos hábitos de vida.

Por isso é que a manutenção de determinadas práticas no seu dia a dia – como o tabagismo, a ingestão elevada de bebidas alcoólicas, o sedentarismo e até mesmo as rotinas estressantes – podem ser extremamente prejudiciais para a saúde.

Para viver melhor é necessário abandonar esses hábitos, diminuindo assim os riscos que eles podem oferecer para sua saúde. Corte o cigarro, diminua a ingestão de bebidas alcoólicas ao longo da semana e crie fugas para relaxar ao longo de sua rotina de trabalho ou estudos. Os resultados serão percebidos por sua saúde rapidamente!

Visite seu médico regularmente

Mesmo que você cuide muito bem de todos os aspectos que englobam a sua qualidade de vida

– alimentação, atividades físicas, manutenção de hábitos saudáveis – algumas condições clínicas podem se desenvolver lentamente, até mesmo sem sintomas. Para preveni-las e tratá-las, é importante visitar seu médico regularmente.  E para garantir que sua saúde está em dia e que você está mantendo hábitos saudáveis na sua rotina diária.

O melhor é repensar maneiras de cuidar da sua qualidade de vida e seus hábitos. O que você tem feito para viver melhor? Compartilhe com a gente suas experiências!

Related Posts

Escreva um comentário